Mas o que realmente aconteceria também não é nada bom:
uma pessoa largada no espaço sem traje espacial ficaria consciente por uns 10 segundos,e a agonia,duraria
um minuto e meio até que o sujeito se tornasse uma múmia gelada vagando pelo universo sem se decompor, o corpo precisa de bactéria,que não sobrevivem no espaço.
"O grande problema é que com a falta de ar nos pulmões, o cérebro morreria por ' fome de oxigênio' " , diz o cientista americano Geoffrey A. Landis. Tudo isso,claro é hipotético,porque essa tragedia nunca aconteceu.Mas, em 1965,um acidente no centro de testes da NASA, a agencia espacial americana,deixou um astronauta em uma câmara de vácuo com um traje que não estava totalmente selado.
Ele ficou consciente por 14 segundos até ser resgatado,mas escapou com vida e sem sequela.
Períodos no espaço
Sem ar no vácuo,o corpo humano incha,mas não se decompõe
Sangue e Cérebro
Sem oxigenação e com bolhas de nitrogênio (vindas de reações químicas provocadas pela falta de de oxigênio crescendo,o sangue só circularia durante 1 minuto. Depois,ficaria parado no corpo. A falta de oxigênio provocaria perda de visão,paralisia e convulsões. Depois de um minuto e meio,o cérebro pararia de funcionar.
Boca
Nos primeiros segundos a água do organismo começaria a virar vapor.A vitima sentiria a boca quente e seca.Apesar da temperatura de 272 graus negativos, o frio seria um problema secundário.
É que, no espaço, a transferência de calor é mais lenta por causa da ausência de matéria - o ar, a água ou qual quer meio físico facilitaria a transferência de calor.
- Queimaduras de Terceiro Grau
- Mão Congelada
- Corpo Inchado
- Gases em expansão
- Pé Congelado
Pulmões e Estomago
Os gases dentro do organismo se expandiriam por causa da violência mudança de pressão.
O corpo ficaria inchado, com o dobro do tamanho normal.
Depois de um minuto e meio,o pulmão se romperia por causa da falta de oxigênio.
Pele e dedos
Depois de um minuto, as extremidades das mãos e dos pés, além da ponta do nariz, congelariam. O frio e os vasos capilares rompidos deixariam a pele azulada e manchas avermelhadas. Para piorar, a exposição direta ao sol provocaria queimaduras de terceiro grau.